Comunicação comportamento organizacional
As euglenófitas ou algas flageladas verdes são também unicelulares e, como o nome indica, movimentam-se por meio de flagelos. Na maior parte organismos de água doce, têm como representante mais conhecida a euglena (Euglena viridis), que possui a capacidade de detectar a presença de radiações luminosas, graças a uma mancha ocular com um pigmento fotossensível. Aproximadamente dois terços das mil espécies Euglenófitas são heterotróficos e incolores. A reprodução sexuada não foi observada nos euglenóides, mas a reprodução clonal (assexuada) acontece por fissão binária.
alga verde pluricelular do gênero Ulva( Alface-do-mar)
Pirrofícias
As pirrófitas são algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada. São pirrófitas as responsáveis pelas marés vermelhas que por vezes assolam algumas costas, e que chegaram mesmo a ser responsáveis pelo baptismo do Mar Vermelho. As substâncias de reserva são o óleo e o amido.
Crisofícias
As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo uma camada em forma de concha bivalve. Vivem tanto na água doce como na salgada, e são conhecidas pelo nome de diatomáceas.
Clorófitas (algas verdes)
As clorófitas tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular. Os talos das clorófitas multicelulares apresentam uma organização relativamente complexa. Possuem os pigmentos clorofila a e b, carotenos e xantofilas, a parede celular é constituída por celulose e o amido e sua substância de reserva. Vivem em água doce ou salgada e em lugares úmidos. O grupo das clorofíceas é particulamente rico em iodo, vitaminas, principalmente em complexo B, e sais minerais. Servem, por isso, de alimento humano, de adubo e de material para extração de produtos utilizáveis. Exemplo: Cladophora
Rodófitas (algas vermelhas)
Estas algas são