introduçao à educação
(Obs Texto bíblico no final)
REFLEXÃO PASTORAL
Este salmo fala da importância dos memoriais, dos marcos da graça de Deus entre seu povo, de sempre lembrarmos de agradecer, de olhar para o passado e ver a mão de Deus sempre presente em nossas vidas, e então celebrarmos. O povo de Israel tinha um conjunto de festas para celebrar os memorias históricos de suas grandes vitórias das quais a pascoa era a principal, posto que lembrava do cativeiro e da grande libertação de Deus em suas vidas. (vide v. 1 – 5a)
Muitas vezes sinto falta dos teatros e musicais de páscoa e natal especialmente, hoje cada vez mais raros nas igrejas. Neles podíamos reviver, celebrar e anunciar as maravilhas de Deus para conosco.
O Senhor neste salmo depois de lembrar que respondeu o clamor, o pedido de socorro dando livramento a eles esperava que eles daí pra frente fossem mais obedientes (v. 5b – 8, 11), no entanto eles escolheram desobedecer e andar em seus próprios caminhos.
Mas será que conosco tem sido diferente? Depois de tudo o que Deus tem feito por nós temos mudado nossos caminhos, sido mais gratos, mais fieis e vivendo como verdadeiros discípulos de Jesus?
O Senhor termina falando o quão bom seria se fossemos obedientes, isso daria a Ele um prazer muito grande em continuar nos abençoando (v. 13 e 10)
- ENSINO PASTORAL - Como discípulos de Jesus e servos do Deus todo poderoso, devemos sempre exercitar um espírito grato e de celebração por seus feitos em nossas vidas, sem jamais esquecer que como discípulos devemos viver uma vida de obediência a seus preceitos. Então além de obedientes ainda seremos abençoados.
Um abraço carinhoso,
Pr William A. Gonçalves, “Apenas servo, nada mais..”
Em 17 de abril, no ano da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de 2014
Salmo 81
1 CANTEM COM ALEGRIA louvores a Deus, o Deus de Israel, pois Ele é quem nos dá força!
2 Cantem salmos, com acompanhamento de