128536390507
536 palavras
3 páginas
AS MUDANÇAS DE ORDEM POLÍTICA, ECONÔMICA, SOCIAL E O SURGIMENTO DO CONCEITO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA por: Colunista Portal - EducaçãoA escola deveria reconhecer-se diversa, plural e inclusa
A escola deveria reconhecer-se diversa, plural e inclusa
O modelo político e econômico que deu sustentação ao período militar, em especial no Brasil, sofre sua derrocada, não oferece mais respostas ao processo de produção e das relações sociais, quando com o advento do avanço das tecnologias, da expansão dos meios de comunicação e a abertura do mercado econômico cria-se possibilidades para uma nova base estrutural da sociedade.
Schaff (1993 apud GAMBOA, 2003) esclarece:
[...] a revolução da informática ou da microeletrônica insere-se dentro das três revoluções técnico-científicas recentes. A primeira (no final do século XVIII e início do século XIX), que substitui a força física do homem pela energia das máquinas (vapor e eletricidade); a segunda, que estamos assistindo agora e que consiste na transferência das funções intelectuais do homem para a máquina (computadores, informática, telemática); e a terceira, que se refere à revolução microbiológica, também acontecendo neste final de século, desde a descoberta do código genético dos seres vivos e que poderá substituir a própria condição humana, alterando sua própria genética.
Essa mudança estabelece um novo paradigma que está aliado, ainda, ao fenômeno da globalização. Este fenômeno representa a internacionalização do capital financeiro; seus efeitos sobre a economia são em tempo real, em decorrência da velocidade dos negócios e da comunicação, promovidos pelas novas tecnologias. Assim uma nova ordem se estabelece. Milton Santos destaca que a globalização “[...] é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista”. (SANTOS, 2003).
Esse processo trouxe novos padrões para a gestão da produção e novas demandas de trabalho também à escola, pois a partir do fenômeno da globalização