Introdução à Educação
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COLEGIADO DE HISTÓRIA
PARFOR
EDUCAÇÃO, CULTURA E IDEOLOGIA.
Atividade apresentada para obtenção de nota parcial na disciplina Introdução a Educação ministrada pela professora Ana Olga para acadêmicos do Curso de Licenciatura em História do PARFOR da Universidade Federal do Amapá.
MARTA CARMO DE BRITO 200436402
MACAPÁ - AMAPÁ
JANEIRO – 2013
EDUCAÇÃO, CULTURA E IDEOLOGIA.
Pensar na realidade em que vivemos de forma abrangente, buscando entender as formas que conduzem os nossos pensamentos e as formas como que agimos em nossas relações sociais e até mesmo ambientais, em espaços que geram discussões, passivas e/ou acaloradas, que podem se tornar discursos e/ou falácias, que podem se firmar como revoluções, sejam elas armadas e/ou de idéias, muitas delas veiculadas a(s) educação(ões), cultura(s)e ideologia(s).
Usei os termos que inspiraram a presente produção no plural, visto a concepção pessoal a cerca dos mesmos, sendo ainda produto de uma educação tradicional, militar e nacionalista e posso dizer que até mesmo alienada, ainda me recordo dos momentos que tínhamos que deitar sobre as carteiras para fazer silencio e/ou as sabatinas da tabuada, bem como as leituras repetitivas para a simples “decoreba” – Ivo viu a uva.
Pensar na educação e em suas categorias, seja ela formal e não formal, advém das sínteses geradas no seu desenvolvimento e aplicações, está intrinsecamente ligada a(s) cultura(s) e a ideologia(s). Sendo a cultura o modo pelo qual nos relacionamos uns com os outros e com o meio, dentro da lógica própria e consensual, onde os envolvidos realizam ações para produzir seus meios materiais e imateriais para fortalecer a identidade dos grupos a que pertenciam.
Para que essa(s) cultura(s) e educação(ões) sejam eficientes na realidade em que estão inseridas, se faz necessário entendermos como a(s) ideologia(s) agem nestes contextos sociais e históricos.