Introdu O
Sabemos que o nosso planeta possui muito mais água do que Terra, sendo que apenas 3% dessa água é potável, e só 1,5% dessa água está disponível a nós, seres humanos.
Essa água potável, porém não fica totalmente ao nosso alcance e é conhecida também como nossos recursos hídricos, ou seja, elas ficam no subterrâneo da Terra, em lençóis freáticos , embora seja fácil conseguir essa água.
Ela está disponível nesses recursos hídricos em forma de lagos, rios, arroios, áreas alagadas, aquíferos e muito mais tipos de concentração de água, não sendo necessariamente subterrânea. Resumindo, os recursos hídricos são todo o tipo de bacia onde se localiza água potável e disponível ao consumo humano.
Os recursos hídricos são a estratégia do Brasil para promover o crescimento sustentável e uma sociedade mais equitativa e inclusiva. As realizações do Brasil nos últimos 70 anos estiveram estreitamente vinculadas ao desenvolvimento da infraestrutura hidráulica para a geração de energia hidroelétrica e só recentemente ao desenvolvimento da infraestrutura de irrigação, especialmente na região Nordeste.
Destacam-se dois desafios na gestão de recursos hídricos em consequência de seus enormes impactos sociais: e acesso não-confiável ao abastecimento de água com um forte impacto negativo sobre os padrões de vida e saúde das populações rurais do Nordeste, onde vivem dois milhões de domicílios, na maioria em extrema pobreza; e poluição da água nos centros urbanos e nas proximidades dos mesmos, o que compromete a saúde da população de baixa renda, causa dano ao meio ambiente e aumenta o custo do tratamento da água para os usuários rio abaixo.