ATPS MARI NAO ESCOLARES
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Etapa 2
O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?
É qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de pessoas ou empresas para representar e defender os interesses dos associados e estimular a melhoria técnica, profissional e social dos associados. É a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes, etc.
O associativismo surgiu já nos primórdios da humanidade, quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupos para caçar, se defender e cultivar. Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho e na era atual, a era do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados.
Há três desafios para executar o associativismo; A organizaçao, negociação e cooperação.Cada grupo organizado teve trasforma cada informação em conhecimentos adequados, assim, tendo sucesso das empresas, vem o sucesso dos empregos e das sociedades.
A partir do século XIX, no Brasi, qualquer grupo que desejava organizar, explecitar ou defender seus interesses, era obrigados pedir autorização na delegacia mais próxima onde pretendiam se reunir.
Hoje, na era da globalização e da competição, precisamos em nosso país de empreendedores que acreditem no associativismo, que percebam e valorizem essa forma de representatividade e se tornem os agentes da construção de uma sociedade de resultados. Empreendedorismo e associativismo são aspectos fundamentais para transformar o Brasil num país de primeiro mundo, estabelecendo o desenvolvimento econômico através de negócios que possam crescer de forma sustentável.
Assim sendo, o associativismo instrumentaliza os mecanismos que concretizam as demandas sociais e que tornam os homens mais próximos da busca de autonomia na promoção do desenvolvimento local. E, a cooperação, por sua vez, passa a ser a força indutora que modifica