modelo de eja
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aline Ra -
Antonio Ra -
Andrea Ra -
Alisonete – Ra
Mari-RA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor à distância Antonio Nobre.
Jaraguá do Sul
2014
SUMÁRIO
1. O educando da EJA, realidade que o cerca e suas necessidades...........2
2. Diretrizes Curriculares nacionais para a EJA.............................................4
3. Contribuições de Paulo Freire para a EJA.................................................6
4. Plano de Aula.............................................................................................8
Considerações Finais..........................................................................................11
1. O EDUCANDO DA EJA, REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES.
A alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o indivíduo se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo, crescendo intelectualmente e assumindo seu papel de cidadão.
Atualmente a EJA pode ser vista como uma alternativa para minimizar os efeitos da desigualdade social que infelizmente ainda rege nosso país, uma alternativa para incluir no processo educativo indivíduos que passaram a vida a mercê de uma sociedade
No século XXI a EJA “Educação de Jovens e Adultos” é uma modalidade da educação básica, reconhecida LDBEN nº 9.394/1996, que no art. 37 destaca “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”.
Na área rural havia poucas escolas e nela era difundida a ideologia de que o trabalhador rural não precisava de estudos para pegar na enxada. Na primeira metade do século XX, os principais sujeitos da educação adultos eram os migrantes da várias