Introdu O
Entre duas regiões com pressões atmosféricas diferentes, estabelece-se uma corrente de ar, ou vento, cuja direção é da região de pressão elevada para a região de pressão mais baixa.
A força do vento depende primordialmente da diferença das pressões atmosféricas; essa diferença de pressão é devida aos diferentes graus de aquecimento solar.
Fatores que influenciam o intemperismo velocidade quantidade de partículas transportadas constância sentido qualidade da rocha
Oásis
É necessário que, no lugar onde ocorreu a ação do vento, com a formação de uma depressão que alcança o nível freático, existam rochas. Essas rochas irão proteger as sementes contra a ação do próprio vento.
Com a presença da água, as sementes vão germinar, produzindo vegetais que servirão de proteção contra o vento.
Com isso, o lago não será soterrado, transformando-se em um oásis, que se não for permanente será intermitente.
Intemperismo
O poder destrutivo do vento está nas partículas em suspensão, e a competência delas está na velocidade do vento. O vento com partículas de areia choca-se contra as rochas, provocando desgaste. Quando isso ocorre, as rochas ficam polidas e sofrem arredondamento.
Quando o vento predomina em certa direção, formam-se sulcos orientados, chamados sulcos de corrasão.
Isso ocorre com qualquer tipo de rocha, mas em rochas sedimentares ou cimentadas irregularmente produzem-se formas curiosas.
Um bom exemplo está nas formações de Vila Velha-PR. São formas diversas produzidas na rocha sedimentar arenito.
Obs. Ao observarmos os sulcos de corrasão podemos descobrir a orientação do vento.
Agentes erosivos
Água, gelo, chuva ou vento. A superfície da Terra como a conhecemos é formada tanto por processos geológicos que formam as rochas, como por processos naturais da degradação e também de erosão. Uma vez que a rocha é quebrada por causa da degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água, gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece