Intro
Formado há milhões de anos pela decomposição do substrato marinho, o petróleo encontrado no subsolo terrestre desde os primórdios já possuía uma benéfica utilidade aos seres humanos. No último século, esse material veio transformando a ordem mundial, causando conflitos internacionais e participando ativamente no desenvolvimento das nações.
No Brasil, o interesse nacional neste óleo surgiu no final da década de 1930, com a descoberta de um poço no estado da Bahia; todavia intensificada apenas na década de 1970 após um período de crise ocasionado pela oscilação do preço do produto. E a partir de então foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro onde, atualmente se destaca a exploração no pré-sal o qual proporcionou a auto-suficiência brasileira.
Entretanto, no advento o desenvolvimento, o grande questionamento entre os pesquisadores se dá ao interligar a produção, exploração com o benefício ao meio ambiente, reduzindo ao máximo os danos causados. A partir desses questionamentos, a busca por conclusões sobre o desenvolvimento na indústria da petroquímica sem a degradação ambiental, é realizada como ponto de partida para novas de produção e exploração.
Além disso, a reversão dos danos já causados é, também, uma finalidade a ser pesquisada. Uma vez que, no ramo petroquímico, há vários acidentes catalogados que marcaram a história da relação seres humanos com a natureza, atrelado a composição tóxica e deteriorativa que o petróleo causa a fauna e flora das regiões as quais sofreram com catástrofes após o manejo incorreto desse produto.
Objetivo geral
Demonstrar os problemas que a indústria petroquímica pode ocasionar ao meio ambiente
Objetivos específicos
Indagar sobre métodos modernos de combate a degradação ambiental em acidentes com petróleo e seus