intro
O petróleo é, atualmente, a mais importante fonte de energia utilizada no planeta.
Na sua forma bruta, o petróleo é basicamente inutilizável; muito embora haja uma extensa lista que representa seus derivados.
É imprescindível que a vida humana se tornaria demasiadamente primitiva na ausência desse mineral. Visto que a exploração do petróleo tomou um ritmo desenfreado nos últimos tempos, há evidências claras de que em algumas décadas a quantidade explorável do produto diminuirá.
Por meio deste estudo abrangeremos desde a descoberta da possibilidade de extração do petróleo até os processos de refino e os produtos finais.
1. Formação do petróleo
O petróleo teve sua formação na Era Mesozoica. Quando o mar de Tethys foi “aberto” causado pela formação do continente Pangeia a sedimentação ocorreu de forma natural e foi se depositando no fundo do oceano, quando Tethys foi quase extinto restando apenas vestígios do que foi como Mar Negro e o Mediterrâneo, grandes bacias de petróleo foram formadas no antigo maiores produtor de petróleo no mundo: Oriente Médio.
No Oriente Médio e no Golfo do México tiveram sua formação no período Jurássico.Devido todo o exposto considera-se o Mar de Tethys como uma influência decisiva para formação de petróleo do Golfo do México e do Oriente médio, fortalecendo a teoria de Wegener de que ambos -hoje tão distantes- já estiveram muito, muito próximos. O Petróleo é formado por restos de matéria orgânica vegetal ou animais soterrados a milhões de anos.
2. Extração
2.1 Plataforma Continental e Marítima:
Uma plataforma petrolífera pode ser de duas maneiras, em terra firme recebe o nome de plataforma "on-shore" e a no mar "off-shore”.
Plataforma Fixa: têm sido as preferidas nos campos localizados em lâminas d'água de até 200 metros. Geralmente as plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar. As