intro
Integrantes:
Daniel Lombardi
Luis Felipe
Vitor Barsotti
Vitor Liberman
Introdução
Pouco antes do século XIX, já havia algumas linhas férreas percorridas por vagões e puxadas por cavalos em algumas minas de carvão na Inglaterra.
Richard Trevithick teve, em 1804, a brilhante idéia de acoplar uma máquina a vapor a em um desses vagões, contudo o projeto era ineficiente para o transporte de carvão.
Alguns anos depois, George Stephenson aperfeiçoou o projeto e tornou-o viável para o transporte de cargas, contudo uma parte do trabalho era realizada por cavalos.
Stephenson's Rocket
A primeira ferrovia realmente bem sucedida e que utilizava, unicamente, a energia gerada pela combustão do carvão foi construída em 1830 ligando Liverpool e
Manchester (L & M).
O empreendimento visava primeiramente o transporte carga (principalmente algodão, cujo comércio crescera 22.500.00kg nos últimos
9 anos ) , no entanto logo foi adaptado para passageiros.
Esse projeto inaugurou uma era de investimentos pesados na construção de ferrovias e em apenas 25 anos todos os municípios ingleses estavam conectados através de uma densa malha ferroviária.
L&M
O projeto do TGV
O TGV (do francês: Train à Grande Vitesse) é um trem de alta velocidade francês e é construído pela empresa francesa Alstom. Ele foi proposto na década de 60, logo depois do Japão começar a construção do Shinkansen
(Trem bala). Seu desenvolvimento ocorreu na década de 70 e originalmente estava projetado para funcionar com turbinas a gas, devido ao seu tamanho reduzido, a boa relação potência-peso e a capacidade de fornecer grandes quantidades de potência por longos espaços de tempo.
Porém com a Crise do Petróleo em 1973, o TGV foi adaptado para um motor elétrico, cuja eletricidade seria fornecida pelas novas usinas nucleares francesas.
Em 1976, o governo francês construiu a primeira linha LGV (ligne à grande vitesse), uma linha férrea especial para as altas