Intro
Os Estágios de Licenciatura em Música da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio surgiram da obrigatoriedade de cumprir 400 horas, conforme prevê Art. 65 da Lei 9.394/96 “A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”.
Em cumprimento da legislação vigente, o estágio curricular foi realizado na Escola Estadual Agenor Couto, localizada no município de São Paulo, no período vespertino de __/__/2014 a __/__/2014 em salas para habilitações profissionais em nível do Ensino Fundamental II e como docente na Escola Estadual Antonio Sylvio Cunha Bueno, localizado no município de São Paulo, no período matutino e vespertino de 14/05/2014 a 14/11/2014 em salas do Ensino Fundamental II com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no Curso de Música – Licenciatura da Unisant’Anna.
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado nos conhecimentos adquiridos e práticas realizadas ao longo do curso para compreender a docência em seus aspectos acadêmicos e sociais como também ao que se refere à organização institucional e seu desenvolvimento pedagógico.
Neste documento será relatada a minha vivência em sala de aula como estagiário observador da prática educativa, pontuando, na medida do possível, as dimensões: subjetiva/pessoal, institucional ou organizacional, instrucional ou pedagógica, sociocultural/política, tendo como principal objetivo principal do trabalho, tentar compreender o significado da docência, analisar e compreender o trabalho do docente tal como é desenvolvido na escola, compreendido como forma de trabalho sobre o humano frente à realidade social e econômica.
CAPÍTULO I – PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL: CONJUNTOS INSTRUMENTAIS
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Com o estudo da disciplina “Prática de Ensino: Conjuntos Instrumentais” deu-se inicio ao estudo da prática do ensino de música em escolas de Educação Infantil Fundamental e Médio,