Voto? Direito ou Dever
Por muito anos se discute esse dilema, o voto é um direito ou um dever? Desde 1988 quando a constituição foi promulgada o brasileiro debate a respeito deste caso, o qual muitos estudiosos questionam contra e a favor da obrigatoriedade do voto.
Palavras-chaves: Voto, Voto Facultativo, Voto Obrigatório, Eleições 2014, Abstenções.
Autores: Rômulo Xavier e Leticia Sousa
Introdução:
As eleições de 2014 terminaram e tivemos um exemplo de democracia por todo o país, entretanto, não foi apenas de democracia mas também de aprendizado e evolução como cidadão. O povo pesquisou, se interessou e debateu o sobre política nesses últimos meses, mostrando que brasileiro não entende apenas de futebol e samba. Isto é muito importante para o crescimento da mente política de cada um, o Brasil é um país novo comparado com outros mais desenvolvidos e a democracia ainda é um assunto desconhecido para nossa sociedade. Rosana Pinheiro em uma matéria da revista online da Carta Capital se refere muito bem sobre assunto na passagem abaixo:
“Passamos então por um grande transe nacional, em que essa ordem se inverteu. De junho de 2013 a outubro de 2014 vivemos o ano mais longo de nossa história. Agredimo-nos, brigamos, desfizemos amizades, mostramos que a cultura política democrática brasileira é ainda muito imatura. “
MACHADO ROSANA, Nós nunca mais seremos os mesmos, Carta Capital
Esse movimento desde de 2013 até 2014 foi um pequeno passo em direção ao futuro, o qual os cidadãos investigam e aprendem mais sobre política e assim aderem à uma sociedade democrática. Uma mente politizada é fundamental para definir as escolhas não apenas nas eleições mas também do cotidiano.
A partir do período conturbado de julho de 2013 até as eleições de 2014 o povo brasileiro amadureceu em relação a como votar. Hoje o cidadão busca conhecer melhor quem é o seu candidato, observar as suas propostas