Business Intelligence
O que é?
Business Intelligence, termo que traduzido para o português, ficaria algo como “Inteligência de Negócios”. Representa o conjunto de técnicas, ferramentas e sistemas responsáveis por boa parte do processo de planejamento estratégico de uma corporação. Tem como objetivo a análise e mineração dos dados.
História
Ao contrário do que se possa imaginar, o conceito de Business Intelligence (BI) não é recente. Fenícios, persas, egípcios e outros povos do Oriente utilizavam esse princípio há milhares de anos, quando cruzavam informações obtidas junto à natureza em benefício próprio. Observar e analisar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, a posição dos astros, entre outras, eram formas de obter informações que eram utilizadas para tomar as decisões que permitissem a melhoria de vida de suas respectivas comunidades.
O mundo mudou desde então, mas o conceito permanece o mesmo. A necessidade de cruzar informações para realizar uma gestão empresarial eficiente é hoje uma realidade tão verdadeira quanto no passado o foi descobrir se a alta da maré iria propiciar uma pescaria mais abundante.
Antes da década de 60, dados eram guardados em gabinetes de arquivos. Esses passaram a ser guardados em formatos de mídia como disquetes, com o advento dos computadores.
Ambas as abordagens supracitadas (gabinete e mídia) eram arriscadas e difíceis de gerenciar. Em 1969, Edgard Codd inventou o banco de dados, fato que revolucionou a maneira como dados eram armazenados. Porém, para popular um banco de dados era necessária muita experiência e especialização.
O mundo dos negócios precisava de um modo mais fácil de popular um banco de dados. Devido a essa grande demanda, meios foram criados para ficar entre o usuário e o banco de dados, provendo o poder de inserção de dados. Estes meios sugiram na década de 1970 e eram chamados de Aplicações de Negócio.
Então bancos de dados vieram como uma solução para o