Business Intelligence
O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.
Abaixo está uma ilustração da composição da estrutura de BI, onde trata-se do conjunto de seu negócio, a gestão desse negócio e a tecnologia da informação. Todos esses setores, integrados, formam a Business Intelligence.
Inicialmente, as primeiras fontes de informação são coletadas dentro das próprias empresas. Depois, as segundas fontes de informações incluem as necessidades do consumidor, o processo de decisão do cliente, as pressões competitivas, as condições industriais relevantes, os aspectos econômicos e tecnológicos e as tendências culturais. Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional e a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo, as disputas nos negócios, a coleta de informação.
Segue uma ilustração da composição um pouco mais detalhada de BI. Temos as seguintes práticas:
Data Warehousing - Tudo começa com a coleção de dados, a integração de dados de uma ou mais fontes e assim, cria um repositório central de dados.
Data Mining - Aplica-se a mineração desses dados, o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes para detectar relacionamentos e novos subconjuntos de dados a serem mapeados e extrair-se informações privilegiadas.
Analytics - Análises de minerações.
Reporting – Geram relatórios, detalhados para fortalecer o esclarecimento do cenário.
Reengenharia de processos de negócio (BPR) - trata-se de uma estratégia de gestão de negócios para a análise e desenho dos fluxos de trabalho e dos