Reda O
Introdução
Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento
Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão
Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.
Já faz certo tempo que os alertas soaram quanto às condições decadentes da natureza e aos males que a humanidade tem causado ao planeta em que vivemos. Desde então, o assunto permeou por entre a mídia e pelo mundo, e a nova onda da sustentabilidade já não é mais tão recente assim. Porém, em meio ao enorme montante de informações sobre o tema, estudos comprovam que sim, a causa verde é a maior tendência do nosso tempo, mas isso só é realidade na teoria. No Brasil, só 8% da população já ouviu falar ou tomou alguma atitude. Contudo, o que mais chama a atenção é o fato de que a maioria dos envolvidos é atraída antes pela economia que a sustentabilidade proporciona do que pela consciência ambiental. Ou seja, o ponto principal ao se limpar a calçada de casa com a vassoura, e não com água, é a redução da conta ao final do mês.
Deixando de lado a questão sobre de quem é a responsabilidade em conscientizar a parte ausente, e até mesmo a envolvida na causa, o