Reda O
1) O contexto no qual se refere na carta é de uma nação pequena e pobre, marcada com sua presença na lista negra, para informar que a maior arma de destruição massiva pra eles era a miséria e a fome, e ela estava mudando se tornando a capacidade de pensar.
2) A função do paragrafo se demonstra por onde o autor "Mia Couto" se apresenta e conta um pouco de sua nação, que são os Moçambicanos
3) Ele faz uma referencia de igualdade, onde todos fossem iguais, podendo viver uma vida sem grandes dificuldades por falta de suprimentos básicos.
4) Sim. O que ele mais defende é o claro poder de pensamento de seu povo. Apesar de sofrerem com a fome e a miséria não são seres irracionais, cujo pensamento é bastante evoluido e objetivo.
5) Pois nas propagandas anunciadas pelo presidente, tratam os Estados Unidos como um pais perfeito, um exemplo aos outros, porém isso não condiz com a realidade. Um exemplo disso é o fato dos E.U.A apoiarem as guerras, indo totalmente contra ao que era anunciado.
6) "Eu gostaria de poder festejar o derrube de Saddam Hussein. E festejar com todos os americanos. Mas sem hipocrisia, sem argumentação para consumo de diminuídos mentais. Porque nós, caro Presidente Bush, nós, os povos dos países pequenos, temos uma arma de construção massiva: a capacidade de pensar."
7) Por eles não serem uma grande potência, são julgados como inferiores, porém isso não influencia no fato de que eles podem pensar.
8) A capacidade de pensar. Ele utiliza esse termo pois um verdadeiro combate não ganha pela quantidade de armas, e sim a melhor estrategia elaborada, que no caso seria a forma de comos os Moçambicanos podem pensar, tendo talvez uma jogada nas mangas.
9) Pois o autor em alguns paragrafos mostra claramente suas opiniões e justificativas com base nos fatos apresentados pela Nação Americana.
10) O autor utiliza de vários pronomes de tratamento, como por exemplo "Senhor Presidente" e "Caro Presidente", pois estava se dirigindo na carta para uma pessoa