REDA O
ALUNA: KEVELLY RENATA DE SOUSA GOMES
SÉRIE: 2ª – TURNO: VESPERTINO
A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO
A educação é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades, tanto quanto saúde e saneamento básico. Além de ser um direito que deve ser garantido às pessoas.
A educação é vulgarmente considerada um importante instrumento impulsionador da transformação social. Segundo a teoria liberal, a educação foi sempre considerada uma via para a mobilidade social e a chave de progresso individual e social. Todavia, foi nos anos 60 que a educação principiou a atrair as atenções, de modo especial, dos economistas, dos políticos, dos organismos internacionais e dos movimentos revolucionários. Ocorreram certos acontecimentos que levaram a olhar mais de perto os processos e as instituições educacionais.
É considerada um poderoso instrumento para um rápido crescimento econômico e para a mobilidade individual. Como fonte de produtividade, implica a pretensão de que os indivíduos podem beneficiar- se a si próprios mostrando-se capazes de tirar vantagem da dinâmica da sociedade industrial. A importância da educação em nossas vidas é grandiosa, é uma ferramenta que deve ser usada constantemente para a construção de uma sociedade e seres humanos melhores. Deve-se tomar a educação como prioridade máxima, pois para que tenhamos um país com melhor qualidade de vida, mais segurança, a educação é suma importância. Algumas pessoas não têm oportunidades em suas vidas e acabam desempregadas, desabrigadas, outras optam pela criminalidade, pois não tiveram uma educação de qualidade, ou sequer algum contato com a mesma. Muitas são as ações voltadas a revisitar e reconstruir os modelos de formação de educadores, principalmente no sentido de despertar a relevância da atuação como instrumento de reconstrução.
A educação ainda é a arma mais potente