intro
No dia-a-dia ouvimos falar de várias realidades, tais como “mulher, Homem, violência doméstica, casamento prematuro, trabalho infantil, criança de rua e outras. Para todas estas realidades temos um conhecimento tácito (sabe-se no mínimo o que são as mesmas), o que nem sempre fazemos é questionar o que nos dá a certeza de que estas realidades são como pensa-se serem.
É neste âmbito que surge o presente trabalho com vista a compreender como o discurso oficial da criança de rua ganha corpo. Por outras palavras de que forma o conhecimento sobre a realidade do Impacto Social da Criança de Rua torna-se normal. As crianças de rua, são vulneráveis e estão sujeitas a violência física, psicológica, discriminação, negligência e humilhadas nas Escolas. Estes actos continuam escondidos e têm muitas vezes a aprovação da sociedade, pois impede a participação plena das vítimas no desenvolvimento social, porque o direito de auto-determinação lhes é negado
É neste contexto propõe-se a compreensão do impacto deste fenómeno que afecta as Crianças de Rua no Município de Xai-Xai.
A estrutura do trabalho obedece a seguinte ordem: introdução, onde faz-se uma abordagem geral do tema a ser desenvolvido, contextualização, formação do problema, justificação, hipótese, objectivos geral e específicos, metodologia, Bibliografia.
1. Objecto de estudo
A criança de rua
2. Objectivo da pesquisa
2.1. Geral
- Compreender o impacto social da Criança de rua, no Município de Xai-Xai no período de 2008-2011.
2.2. Específicos
Descrever os factores que concorrem para a crescente tendência de criança de rua no Município de Xai-Xai;
Identificar as fundamentais privações das crianças de rua no âmbito da sobrevivência e desenvolvimento no Município de Xai-Xai;
Mencionar o quotidiano das crianças de rua no Município de Xai-Xai.
3. Problema de Pesquisa
Estas Crianças vivendo na rua colocam em perigo a