Classificação de algoritmos de ordenação
Claudivan de Carvalho
Izaias Araujo
Resumo: Conhecimento de algoritmos de ordenação é algo essencial na formação de profissionais de TI. A escolha de um determinado algoritmo implica direta ou indiretamente no tempo de ordenação. Este artigo classifica alguns algoritmos baseados nos seguintes dados: a média, a mediana, a moda e o desvio padrão das trocas, das comparações e do tempo de execução de cada algoritmo. As comparações foram feitas em computadores com processadores, memórias e sistemas operacionais diferentes.
Palavras chave: Algoritmos de Ordenação. Estrutura de Dados. Programação.
Classification of Sorting Algorithms
ABSTRACT: The knowledge about sorting algorithms is essential to the training of IT professionals. The choice of a particular algorithm involves directly or indirectly the time of sorting. This article classifies some sorting algorithms based on the following items: the average, median, standard deviation and the mode, the comparisons and the execution time of each algorithm. Comparisons were made on computers with different processors, memory and operating systems.
Key Words: Sorting Algorithms. Data Strutures. Programation.
A ordenação de vetores é um dos problemas mais clássicos nas disciplinas de estruturas dados em cursos de computação. Ordenar um vetor consiste em dispor seus elementos em determinada ordem. As mais utilizadas são a numérica e a lexicográfica.
Segundo Feofiloff(2009) ordenar um vetor é o primeiro passo para a solução de muitos problemas práticos.
Vetores podem ser ordenados de diversas formas desde maneiras sofisticadas como Quick Sort a métodos simples como Bubble Sort. As diversas formas de organizar os elementos no vetor fazem parte de uma ampla área de estudo na área de projeto de sistemas e, para escolher o que melhor se aplica ao problema, deve -se levar em consideração a situação e contexto ao qual o algoritmo será aplicado.
Entre