DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA ANÁLISE DE PERFORMANCE DE ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS
2352 palavras
10 páginas
1. OBJETI VOO geoprocessamento de imagens da floresta amazônica permite a fiscalização de ações de crimes ambientais. Os satélites geram cerca de 100 mil imagens de toda a região a cada vinte e quatro horas, essas imagens são armazenadas e catalogadas.
O objetivo deste trabalho é selecionar três técnicas e desenvolver um sistema computacional completo que obtenha os dados catalogados das imagens capturadas dos satélites, efetue a ordenação e compare os desempenhos entre eles. A unidade de medida para efeito de comparação será o tempo total de ordenação. A linguagem de programação utilizada será C#.
2. I NTRODUÇÃO
Para solucionar a questão proposta neste trabalho, é preciso considerar primordialmente as opções existentes dentro do limite afixado. Em certas ocasiões, o conjunto de dados precisa ser readaptado de acordo com alguma ordem predeterminada.
Os algoritmos para ordenar lista de clientes, produtos, alunos, arquivos e outros são fundamentais hoje, pois, o volume de dados é extenso e os usuários estão mais exigentes.
Diante disso, não se pode abdicar um algoritmo rápido e eficiente. Existem algoritmos de ordenação bastante tradicionais, com suas complexidades devidamente conhecidas e explanadas através de simuladores.
O estudo que se propõe a seguir é o comparativo dos algoritmos de ordenação mais comuns, assumindo a mesma entrada para os diferentes algoritmos. Com isso, espera-se comparar o tempo de execução e apresentar as complexidades dos algoritmos. Para posteriormente, escolher o método mais adequado e eficiente a fim de se chegar ao real objetivo deste trabalho.
Apresentam-se três classes de algoritmos de ordenação interna. Sendo eles: Algoritmo de ordenação por troca, Algoritmo de ordenação por seleção e Algoritmo de ordenação por inserção. Sobre o Algoritmo de ordenação por troca, este método de ordenação baseado em troca, consiste em intercalar pares de itens que não estão em ordem até que não exista mais pares.
Existem