Algorítmos de ordenação de dados
Ciência da Computação
Atividades Práticas Supervisionadas
ALGORÍTMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS
Nome: RA:
Daniel T. Pereira: A946FI-7
Daniela Alencar: B06IJA-4 Gabriel T. Costa: A8098G-1 Henrique Oliveira: B0185-2 Vitor Ferrari: B03785-7
Bauru – 2012
Sumário
1. Objetivo do trabalho 3 2. Introdução 4 3. Referencial Teórico 6 4. Desenvolvimento 15 5. Resultados e Discussão 22 6. Considerações Finais 23 7. Referências Bibliográficas . 25 8. Código Fonte 26
1. Objetivo do Trabalho
O objetivo desse trabalho consiste em estudar os algoritmos de ordenação de dados e toda teoria computacional envolvida. Após pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão o grupo deverá escolher 3 algoritmos de ordenação para implementar e comparar o desempenho entre eles. A unidade de medida para efeito de comparação do desempenho dos algoritmos escolhidos e implementados deverá ser o tempo total de ordenação, não contabilizando o tempo de aquisição dos dados, mas somente a ordenação em si. Os algoritmos escolhidos para implementação e comparação neste trabalho tratam-se do Bubble Sort, Selection Sort e do Insertion Sort, os quais serão implementados na linguagem de programação Java.
2. Introdução
Ordenar indica o processo de rearranjar um conjunto de objetos ou informações em uma ordem ascendente ou descendente. A atividade de colocar as coisas em ordem está presente na maioria das aplicações em que os objetos e informações armazenados precisam ser pesquisados e recuperados. O objetivo principal da ordenação é facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado.