Internacionalização Riscos Vs Vantagens
Internacionalização
Riscos Vs Vantagens
Diogo Miguel Terrível Pinto – Gestão Internacional 3º Ano
07-10-2014
Internacionalização – Riscos Vs Vantagens
Internacionalização - Riscos Vs Vantagens
A Internacionalização é um tema bastante abordado e desenvolvido nos dias de hoje devido ao contexto económico atual. Com a queda do consumo interno, os graves problemas estruturais da divida nacional e o facto do mercado europeu estar estagnado as empresas e o governo deram uma importância acrescida á internacionalização e á expansão das empresas nacionais a novos mercados.
A internacionalização foi o pilar das trocas comerciais e culturais entre as várias culturas dominantes no mundo que permitiram á União Europeia permanecer no centro do comércio Internacional. Devido a este fator nos dias de Hoje temos acesso a uma infinita série de produtos e serviços ao nosso dispor.
Sendo um pilar da economia global a internacionalização das empresas não é apenas uma necessidade ou capricho mas sim uma obrigação e uma predisposição natural.
Hoje devido ao Boom das “TIC” as empresas têm acesso a uma data de ferramentas que lhes permite facilitar a implementação e desenvolvimento da internacionalização nos objetivos da empresa.
Uma das Ferramentas que permite facilitar a internacionalização de empresas e de produtos e produtores nacionais é o “E-Comerce”; esta é uma ferramenta que bem estudada e desenvolvida pode permitir às empresas e marcas nacionais publicitar e disponibilizar os seus produtos e serviços a milhões de consumidores espalhados pelo mundo inteiro.
Contudo Internacionalizar é um processo complexo que exige tempo, recursos e conhecimento de forma a poder ser desenvolvido de forma sustentável e com sucesso. É necessário traçar uma estratégia Fundamentada e calculada de forma a reunir-se o bem mais importante a Informação e conhecimento suficientes a proporcionar uma boa capacidade de concorrer e atuar a nível