Gestao de Compras 1
COMPRAS
“BRAIN BOXES”
A ÚNICA CERTEZA É QUE O
FUTURO VAI SER DIFERENTE
EDUARDO SANTOS / FEVEREIRO DE 2014
O “body of knowledge” de gestão de compras constitui um valioso capital que deve ser difundindo ao tecido empresarial para elevar e promover o progresso / modernização da profissão. No âmbito da evolução da profissão de compras, revela-se fundamental sistematizar e destacar "grandes tendências” com influência no quadro de atuação da gestão de compras. Neste quadro, a reflexão específica sobre a visão e projeção da experiência de futuro da função compras, antecipa tendências que irão confrontar as empresas e os responsáveis de topo com desafios e novos paradigmas nos próximos anos.
O futuro reposicionamento organizacional dos profissionais de compras e o seu papel de contribuição para o “bottom e top line” do negócio, eleva a importância da gestão de talentos nesta área.
O perfil dos responsáveis de compras vai alterar-se e a matriz de competências dos compradores vai evoluir para um maior nível de especialização, fortalecendo os fatores competitivos da empresa e criando condições favoráveis para endereçar os desafios impostos pelas “grandes tendências” que espreitam ao longo dos próximos anos. GESTÃO DE COMPRAS “BRAIN BOXES”
/2
01 /
GESTÃO DE COMPRAS “BRAIN BOXES”
As organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesse da função de compras, desenvolvendo, produzindo e difundindo conhecimento de excelência para elevar e promover o progresso / modernização da profissão, são frequentemente referenciadas como “brain boxes” das melhores práticas de negócios de compras, assumindo um papel importante na construção do seu “body of knowledge”.
Neste campo, existem a nível mundial diversos tipos de organizações que contribuem ativamente para a visão futura da gestão de compras, nomeadamente a federação internacional IFPSM (International Federation of Purchasing and Supply Management) que une 48 associações de compras, institutos e