Especificação de Requisitos de Software
OBJETIVO DO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo principal especificar os requisitos de um software proposto pelo cliente, assegurando a melhor qualidade possível durante o desenvolvimento e o resultado final. E também de mostrar como um documento de requisitos deve ser organizado e redigido para que seja legível não ambíguo e siga as diretrizes propostas por padrões internacionais quanto à especificação de requisitos. Isso é realizado apresentando-se uma versão de um documento de requisitos que é analisada e corrigida, dando origem a um documento organizado dentro dos padrões propostos.
INTRODUÇÃO
No processo de desenvolvimento de um sistema de informação, ou seja, de um software, a principal fase é a de levantamento de requisitos. Esse levantamento envolve um conjunto de atividades para a adequada identificação e descrição dos requisitos quanto às necessidades dos envolvidos. Dentro desse contexto, segundo a definição formal do IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers), requisito é “uma condição ou capacitação que um sistema ou componente de sistema precisa atender, ou ter, para satisfazer um contrato, um padrão, especificação ou outro documento formalmente estabelecido”. (IEEE, 1990). O estabelecimento desse contrato deve ocorrer entre os envolvidos para que a solução atenda às necessidades identificadas.
A especificação de requisitos é uma etapa essencial do processo de desenvolvimento de software, que compreende uma definição completa do comportamento externo do sistema de software, tanto em termos de requisitos funcionais quanto de requisitos não funcionais. Vários estudos identificaram que a definição inadequada de requisitos é responsável por uma parte significativa dos erros detectados ao longo do processo de desenvolvimento de sistemas, principalmente no caso de sistemas dedicados, de tempo real e críticos (JOSE). Outros estudos indicam que a eliminação de