filosofia
Filosofia
Filosofia naturalista
A filosofia naturalista surgiu junto com a humanidade, nessa fase primordial, todos os adventos que ocorriam eram por conta dos Deuses, eram eles que controlavam as forças da natureza. O Deus sol, Deus Chuva eram entidades reverenciadas até com o sacrifício de humanos. O pensamento filosófico deixou de ser naturalista (a natureza é o centro de tudo), ou heliocêntrico e passou a ser etnocêntrico. O homem começa a deixar de lado a força sobrenatural e a se questionar sobre sua responsabilidade sobre os fenômenos a sua volta. O pensamento científico que se desenvolve em meados da inquisição, desbanca pensamentos Aristotélicos com os descobrimentos de Galileu Galilei, a partir desse momento impera o pensamento tecnocrata. E vai embora,Bem quando nasceu a filosofia naturalista, quando nasceu o exercício do pensamento.
Filosofia pré-socrática
Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V.
Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico.
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo