inteligencias multiplas
No início dos anos oitenta, na Universidade de Harvard, Estados Unidos, o psicólogo Howard Gardner concluiu através de suas pesquisas que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por nove peças, todas de mesmo valor e importância. Segundo Gardner, são características que classificam que tipo de inteligência cada pessoa possui, bem como quais as facilidades que essas trazem para nossa vida.
Segundo Gardner as inteligências são potenciais para processar informações que poderão ou não ser ativas oportunidades de aprendizagem e de experiências. A inteligência para ele é a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos valorizados.
DESENVOLVIMENTO
A Teoria das Inteligências Múltiplas surge a partir da afirmativa que há evidencias de existência de diversas habilidades e competências intelectuais humanas as quais chamam genericamente inteligências.
Inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural.
A capacidade de resolver problemas permite á pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar as estratégias adequadas para atingir esse objetivo.
Assim, as inteligências são sempre uma interação entre as inclinações biológicas e as oportunidades de aprendizagem que existe numa cultura.
Nas pesquisas de Gardner juntamente com seu grupo foi usado vários critérios e fatores conhecidos da ciência, nomeadamente:
1: Os danos cerebrais ocorridos com prejuízo de uma capacidade especificam como, por exemplo, o das capacidades lingüísticas no Acidente Vascular Cerebral;
2: Populações ditas excepcionais, como por exemplo, a existência de indivíduos com habilidades eminentemente especiais, denomináveis gênios ou superdotados numa área especifica, onde se torna possível observar tal capacidade isolada; também o contrário, é objeto de estudo, ou seja, indivíduos onde uma