Inteligencias multiplas
Celso Antunes nos expõe as múltiplas inteligências dentro de um novo paradigma, nos trazendo uma nova visão do cérebro e da mente humana, apoidado nas novas descobertas neurológicas.
Diante dos expostos no livro, os educadores criam uma nova idéia do que vem a ser considerado inteligências e suas diversas formas de se manifestarem no cérebro humano.
O Autor faz questionamento sobre as oito inteligências, que são: linguìstica ou verbal, lógico-matemática, espacial, intrapessoal e interpessoal, musical, cinestésica corporal, naturalista, e como elas se desenvolvem, citando-as sobre formas de exemplos.
A obra de Celso Antunes, objetiva sobretudo destacaar os estímulos das inteligências, efatizando a importância dos primeiros anos de escolaridade, considerado por ele como ess~encias para a plenitude de uma aprendizagem significativa e coerente.
Nas exposições apresentados no livro, há uma redefinição no papel do educador, o qual tem como nova função ser estimulador das inteligências. Obseerva-se assim uma clara distinção entre inteligência e conhecimento, e que não há mais espaço para professores "transmissores de informações", e sim colaborador do aluno para despertar suas capacidades.
Celso Antunes, também destaca a importância das inteligências pessoais, através da apresentação de dois autores: Gardner e Daniel Goleman. Os mesmos possuem modos de interpretação divergentes um dos outro, entretanto ambos destacam a importância de respeitar a individualidade do ser humano, pois cada ser possui formas de inteligências próprias e busca de formas diferentes soluções para problemas.
Este livro nos faz refletir sobre nossas próprias inteligências, conduzindo-nos a um universo de inovação e crescimento, tanto pessoal como profissional. a primeir avista, parece-nos um autopia