Hidraulica
Estas notas constituem um lembrete dos principais tópicos discutidos em sala de aula.
Para o estudo aprofundado deve-se utilizar a bibliografia recomendada pela disciplina.
VAZÃO DE PROJETO
A elaboração de projetos, em qualquer área da Engenharia Civil, é uma atividade intimamente ligada à previsão do futuro. Ao elaborar o projeto da estrutura de uma pequena residência de dois andares, por exemplo, adota-se uma carga acidental para o cálculo das lajes, que se baseia numa suposição bem fundamentada de como os cômodos do andar superior serão utilizados. Como também é uma suposição bem fundamentada, afirmar que, para uma dada mistura de água, cimento, areia e pedra, o resultado será sempre um concreto com uma determinada resistência.
Esta é a essência da engenharia: tentar imaginar o que pode ocorrer no futuro, baseando-se em dados passados, para criar as soluções adequadas a cada situação, a cada necessidade.
Na área dos recursos hídricos, as suposições bem fundamentadas, ou seja, as previsões e estimativas mais importantes são as que se relacionam à Vazão de Projeto, que depende diretamente do Ciclo Hidrológico, ilustrado na figura 1, a seguir.
Fig. 1: Ciclo Hidrológico. Fonte: www.projetoagua.dape.net/CICLOH%7E1.png
Para construir uma usina hidrelétrica para gerar energia, por exemplo, é preciso, antes de tudo, estimar a energia cinética com que se poderá contar. É necessária uma previsão a respeito da massa e da velocidade do fluxo d’água que poderá permanecer continuamente girando as turbinas da usina. Quer dizer, é preciso fazer suposições muito bem fundamentadas, para se poder adotar uma Vazão de Projeto .
Suposições similares devem ser feitas antes de dimensionar a coleta, a estação de tratamento e a rede de distribuição de água potável para uma população, ou ao se elaborar um plano de irrigação, ou de drenagem para prevenção de enchentes, ou apenas para a