78945632

646 palavras 3 páginas
TIREOIDE – CONCEITO
A glândula da tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, bem abaixo da caixa de voz (laringe).
Essa glândula é parte do sistema endócrino (hormônios) e desempenha uma função importante em regular o metabolismo do corpo, produzindo substâncias químicas (hormônios) que auxiliam o corpo no controle do metabolismo. O hormônio da tireoide é normalmente produzido em resposta a outro hormônio liberado pela glândula pituitária.
A tireoide recebe instruções da pituitária para secretar hormônios que determinam o ritmo da atividade química no corpo (quanto mais hormônios no fluxo sanguíneo, mas rápida é a atividade química, e quanto menos hormônios, mais lenta é a atividade química).
Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins.
Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.
Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena ela. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Doenças relacionadas à tireoide.
Hipertireoidismo = doença causada pela produção excessiva de hormônios tireoidianos. Hipotireoidismo = doença causada produção insuficiente de hormônios tireoidianos. Sintomas perceptíveis de disfunção da tireoide.
• Bócio - O bócio é o aumento de tamanho da tireoide, que pode ser notado como um crescimento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer tanto no hipotireoidismo e no hipertireoidismo. Na maioria dos casos o bócio é apenas um problema estético. Hoje em dia com os atuais tratamentos para as doenças da tireoide, dificilmente o bócio cresce o suficiente para causar sintomas como falta de ar,
tosse,

Relacionados