Planejamento Estratégico
É muito comum considerar o Plano Estratégico como uma importante força que integra a organização como um todo. Sob esta perspectiva, o plano é uma espécie de “modelo” que orienta e preside as principais decisões e ações da organização. Este modelo muitas vezes pode ser deduzido a partir do que ela realmente faz.
Um dos interesses centrais do Plano Estratégico é a definição dos negócios em que a organização está no presente e pretende estar no futuro.
O planejamento estratégico tem sido um dos métodos de gestão mais difundidos e aprimorados nas últimas décadas, e já abriga em seu corpo conceitual várias escolas de desenvolvimento estratégico. Sua agenda de questões é ampla e variada. Mas três delas são as fundamentais: lidar com a complexidade; trabalhar com a incerteza e fazer as escolhas necessárias.
As causas de falhas do plano estratégico, em geral, são atribuídas a problemas com a concepção do plano, ou negligência em sua operacionalização, não com o plano de implementação.
METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Para Stoner e Freeman (1999), o planejamento pode ser condensado em quatro passos básicos e adaptado a todas as suas atividades e aos níveis organizacionais, conforme abaixo:
Passo 1: Estabelecimento dos Objetivos.
Passo 2: Definiçõ da Situação Atual.
Passo 3: Determinação das Facilidades e das Barreiras.
Passo 4: Preparo de um Conjunto de Medidas.
Passo 5: Definição de Metas.
Passo 1: Estabelecer um objetivo ou um conjunto de objetivos. O planejamento tem início com a definição sobre o que a organização ou uma subunidade deseja alcançar. A identificação de prioridades e a determinação de seus fins possibilitam uma utilização eficaz dos recursos.
Passo 2: Definir a situação atual, ou seja, analisar até que ponto a organização está afastada de seus objetivos e com que recursos ela pode contar para atingir estes. Essas informações são fornecidas por intermédio dos canais de comunicação dentro da