Inteligencia Emocional
ITPAC – INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÉTICA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ARAGUAÍNA – TO
NOVEMBRO DE 2013
Sumario
Introdução 4
1- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E ÉTICA 5
INTRODUÇÃO
O trabalho apresenta uma abordagem sobre a influência das emoções humanas no comportamento ético geral. Mostrando as diferenças da conduta humana razão e emoção que operam na sociedade. Para isso mostrou-se também a diversidade humana, sua formação e educação emocional assim como os motivadores de suas ações e respectivos reflexos na ética.
Mostramos ainda, que é oportuno estudar o comportamento ético do ser humano, espiando desde a sua origem e evolução, demonstrando todo processo histórico de toda constituição ética e moral. Visto que qualquer meio social é construído e modificado por ações e relações humanas, fatores como a crítica e empatia também servem de análise evidenciando seus aspectos e contribuições em relação ao equilíbrio das relações humanas. Quanto à relevância do estudo das emoções como cooperativo ao da ética se faz necessário porque a emoção humana é um fator construtivo ou destrutivo da orientação ética ou moral de qualquer cidadão, seja na sua família, no trabalho ou no exercício de qualquer outra atividade
1- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E ÉTICA
Como o ser humano é constituído de valores, pode ele, através de um entrave emocional, perder totalmente seu discernimento ético. Visto que algumas pessoas quando são dominadas por um turbilhão de emoções, podendo banir de sua consciência o mais elementar senso de ética. Por exemplo, quando há brigas no trabalho, discussões em família, essas e outras situações agravantes podem ser deliberadamente processadas por uma conduta irregular pelo olhar ético.
Implica-se