Revolução Neolitica
HISTORIA ECONOMICA GERAL
1. AS ECONOMIAS AGRÁRIAS E COMERCIAIS DA ANTIGUIDADE
“Em certo sentido, a História Econômica é a história do domínio do home sobre a natureza e de sua capacidade de utilizá-la em proveito próprio: após milhares de anos o homem aprendeu a refertilizar a terra, a usar todos os minérios, a aproveitar fontes energéticas naturais como o petróleo e as quedas-d’água.” (Pg.21)
O autor nos diz que a história econômica é a historia onde ocorre o domínio do homem sobre a natureza. Quer dizer o homem aprende a sobreviver e aproveitar sobre os benefícios em que a natureza os concede, onde o próprio fala que quanto mais o homem era recuado no tempo, mais ele era dependente da natureza. Já com a descoberta da agricultura já era possível uma organização social mais complexa, e que daria origem ao Estado e a escrita, colocando o homem realmente dentro da história, é ai que começa a fazer sentido a história econômica.
AS SOCIEDADES PRÉ-HISTÓRICAS
“A revolução Neolítica, usando a expressão tradicional, foi na verdade resultado de longa evolução, mas revolucionária nos seus resultados.” (Pg.22).
Com o passar do Paleolítico e do Mesolítico novos resultados foram surgindo como as transformações do homem que antes usavam recursos da natureza pra sobreviver, não mais precisam agora, onde o próprio já produz seu próprio alimento, não mais necessitando do acaso pra sobreviver.
1.2 AS CIVILIZAÇÕES DE REGADIO
“O surgimento da agricultura levou os homens a trabalharem em grupo e a procurarem locais propícios para sua nova atividade.” (Pg.23).
Através do surgimento da agricultura nasceram novas civilizações em torno de grandes rios, havendo a necessidade de criar um poder central onde coordenassem os trabalhos, e defendesse o território contra outros povos e interferisse junto aos Deuses em prol da fertilidade. Foram assim que organizaram os Estados burocratizados e teocratizados.