TRABALHO CIENCIAS
Unidade III
Introdução à Análise de Risco e à Avaliação de Projetos
Nesta unidade estudaremos dois assuntos muito importantes para todos os gestores de projetos. Discutiremos a questão do risco a que todos os projetos estão sujeitos e veremos como pode ser feita uma gestão desse risco, a fim de minimizarmos as chances de situações indesejáveis ocorrerem em nossos projetos de Tecnologia da Informação. Veremos o que os principais autores dizem sobre essa questão, bem como as práticas descritas pelo Project
Management Institute.
O segundo assunto desta unidade será a avaliação e classificação de projetos, segundo critérios financeiros. Mostraremos quais são as medidas mais utilizadas pelos gestores para avaliar a viabilidade econômica de qualquer tipo de projeto. São medidas bastante práticas, largamente utilizadas nas empresas atualmente, que você poderá aplicar a seus projetos de Tecnologia da Informação a fim de verificar sua viabilidade.
Vamos começar então nossos estudos desta unidade, falando a respeito do risco, seu conceito, suas causas e como gerenciá‑lo.
5 Conceito de Risco
Praticamente qualquer tipo de atividade pode estar sujeita a algum tipo de risco. Nas mais diversas áreas do conhecimento humano, pesquisadores dedicam numerosos estudos às questões relacionadas aos riscos e às maneiras possíveis de gerenciá‑los.
GTI - Revisão: Luanne - Diagramação: Márcio - 10-06-2012
Na área de finanças, por exemplo, existem riscos associados a cada tipo de investimento. Nas empresas, os gestores estão atentos a todos os riscos que podem influenciar nos resultados das companhias. Na área médica, estudam‑se os riscos de contrair‑se alguma doença etc.
Da mesma forma, os gestores de projetos também dedicam sua atenção ao estudo e gerenciamento dos diversos tipos de riscos que podem comprometer o sucesso dos projetos.
No entanto, o que é exatamente risco? Existem várias definições para o termo, mas todas elas dizem respeito