proteção de metais
12º
PROTEÇÃO DE METAIS
PROTEÇÃO CATÓDICA
Corrosão de Metais
O que é?
Efeitos
A oxidação dos metais pela ação conjunta de diversas substâncias existentes no meio ambiente, em especial os ácidos e o oxigénio.
Diminuição do tempo de vida de muitos materiais metálicos.
1
Formas de evitar a corrosão
Revestimento
Galvanização
Proteção
Anódica
Proteção
Catódica
2
Proteção Catódica
Princípio da proteção catódica
Para que haja proteção catódica, o metal terá de estar protegido por um excesso de eletrões de forma a ficar reduzido, evitando assim a oxidação na sua superfície. 3
Proteção Catódica
Processos para alcançar a proteção catódica
Ânodo de sacrifício – A proteção catódica pode ser obtida ligando o metal a outro mais oxidável. Na prática, o aço, por exemplo, é protegido quando recebe eletrões do metal mais oxidável, como ligas com zinco, alumínio e magnésio, normalmente designados como materiais para ânodos de sacrifício.
4
Proteção Catódica
Processos para alcançar a proteção catódica
Por corrente protetora – Aplicação de uma corrente elétrica no ânodo, de forma a conduzir a superfície da estrutura a um estado elétrico tal que se torna catódico em relação aos outros materiais.
Os materiais mais vulgares para o ânodo deste tipo de proteção(proteção interna), de onde sai a corrente protetora, são os óxidos metálicos, os metais preciosos
(platina, titânio e nióbio) e o aço inoxidável com elevado teor em Silício.
5
Proteção Catódica
Processos para alcançar a proteção catódica
Este tipo de proteção é muitas vezes aplicado em superfícies revestidas, com o revestimento a ser a forma primária de proteção. Normalmente não se utiliza em superfícies não revestidas porque exige uma corrente muito intensa e pode provocar a sua deterioração.
Tanto o ânodo de proteção catódica como a estrutura a proteger devem estar soterrados ou imersos num eletrólito