Engenharia eletrica
Parte superior do formulário
Título : Proteção contra a corrosão
Conteúdo :
Proteção Contra a Corrosão
O controle da corrosão deve ter início na etapa de projeto, e o seu custo é muito dependente do projeto. Um tratamento de manutenção, como pintura, pode ser impraticável se o projeto inicial não houver previsto o acesso para manutenção.
A maneira mais eficiente e econômica de prevenir a corrosão é através de um projeto adequado que não favoreça a corrosão, Se o metal necessitar de proteção, isto deve ser previsto na etapa de projeto.
Um processo de corrosão e seu controle não podem ser tratados isoladamente, o estudo de um implica no estudo do outro, pois o próprio mecanismo da corrosão pode fornecer a forma através da qual podemos combatê-la com maior eficiência.O fator econômico é sempre primordial.
Os tipos de proteção que serão analisadas dividem-se em três grupos a saber:
A – proteção catódica
B – proteção anódica
C – revestimentos proteção catódica
Na proteção catódica impede-se a manifestação de pilhas de ação local e qualquer outro tipo de pilha, dirigindo-se para a estrutura a proteger um fluxo de elétrons, tornando-se mais eletronegativa e sob o mesmo potencial em toda a sua extensão transformando a estrutura a proteger no catodo de um novo sistema.
O potencial é reduzido de modo a não permitir a reação;
M → M n+ + n e
A corrente necessária ao processo é obtida de duas maneiras distintas:
a) ligando-se ao pólo negativo (onde saem os elétrons) de um gerador de corrente contínua, o material metálico a ser protegido. Tem-se a chamada proteção catódica forçada, imposta ou com corrente impressa.
b) ligando-se um metal anódico (de onde saem os elétrons) a estrutura a ser protegida (anodo de sacrifício). proteção catódica forçada
Requer uma fonte de corrente contínua. e um eletrodo auxiliar (anodo) que pode ser do tipo ativo (sucata de ferro) ou inerte (grafite).Há eletrodos especiais