Engenharia eletrica
A engenharia elétrica está bastante relacionada ao mercado de trabalho. O curso de Engenharia Elétrica proporciona ao aluno embasamento matemático e desenvolve sua capacidade de abstração e de raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e para o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender.
O curso prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da eletrônica em geral, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O Engenheiro Eletricista pode especializar-se em Eletrônica e em Eletrotécnica.
O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, por meio da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos.
Nessa área, pode ainda atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.
O Engenheiro Eletricista que optar por Eletrônica terá, como campo de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de máquinas, hardware de computadores e sistemas eletrônicos em geral.
Esse profissional também poderá atuar na área de Telecomunicações em sistemas de comunicações, processamento digital de sinais de voz e vídeo, telefonia digital, sistemas de comunicações ópticas e de redes de comunicação.
Atividades principais para o engenheiro elétrico:
Projetar e construir Redes de Comunicação voltadas para a aplicação em serviços multimídia, centrais telefônicas digitais, equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação etc.; elaborar e aprimorar sistemas de