A Engenharia Elétrica
A engenharia elétrica trata com a eletricidade – a serva mais versátil do homem. É um campo muito vasto composto de dois braços principais – a engenharia elétrica e a engenharia eletrônica. A engenharia elétrica como um todo, se relaciona com os elétrons, campos elétricos e magnéticos – todos estes fenômenos invisíveis. Isto é o que faz desta engenharia ser tão fascinante. As primeiras aplicações comerciais da eletricidade foram em comunicações e em iluminação. Hoje em dia as propriedades mais úteis da eletricidade são: a facilidade e eficiência com as quais é gerada e distribuída, e a precisão e flexibilidade como a qual pode ser aplicada e controlada. Estas características são exploradas pelos engenheiros eletricistas em um número crescente de formas diferentes.
A Engenharia Elétrica envolve as seguintes áreas:
Engenharia Elétrica propriamente dita;
Engenharia Eletrônica,
Engenharia Eletromecânica,
Engenharia Mecatrônica,
Engenharia de Computadores - Hardware e Software,
Engenharia Telemática,
Engenharia de Telecomunicações,
Engenharia de Automação e Controle de Processos,
Engenharia Eletrotécnica,
Engenharia de Sistemas de Energia,
Engenharia Nuclear
Engenharia Eletromédica
Algumas áreas da Engenharia Elétrica serão complementadas por separado, sendo o caso da Engenharia de Computadores, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Nuclear.
Colocado de forma simples, a engenharia elétrica é a aplicação das leis da física para dominar a eletricidade, o magnetismo e os fenômenos eletromagnéticos, para desenvolver produtos e serviços em beneficio da humanidade.
Definição de Engenharia Elétrica
Os engenheiros eletricistas projetam novos produtos, especificam requisitos de desempenho e desenvolvem cronogramas de manutenção. As oportunidades de trabalho são muitas para estes engenheiros, tanto na indústria, na iniciativa privada, nas agencias do governo e nas