corrosao e proteçao de metais
Corrosão e proteção de metais
Objetivos:
Com este trabalho laboratorial pretendeu-se avaliar o efeito corrosivo sobre o ferro e deste modo estudar a influência de alguns fatores ambientais que potenciam a corrosão de peças metálicas (com ferro na sua constituição), bem como algumas técnicas de proteção contra a corrosão.
Material e reagentes utilizados:
- Tubos de Eppendorf
- Ferro (pregos)
- Magnésio (fita)
- Água da torneira
- Água do mar
- Óleo alimentar
- Solução ácida
Procedimento:
-Limparam-se e lixaram-se 6 pregos e uma fita de magnésio de modo a remover impurezas à sua volta e efetuaram-se pequenos cortes num desses pregos.
-Prepararam-se e legendaram-se 6 tubos de Eppendorf.
- Colocaram-se 6 pregos em 6 tubos de Eppendorf. No tubo E1 colocou-se um prego com água da torneira, no tubo E2 um prego em água do mar, no tubo E3 um prego com cortes em água do mar, no tubo E4 um prego em óleo alimentar, no tubo E5 um prego em solução ácida e no tubo E6 um prego envolvido por uma fita de magnésio em água da torneira.
- Uma semana depois observaram-se as alterações em cada prego.
Montagem:
Fig.1- Preparação e legendagem dos tubos.
Registos de precauções tomadas durante o trabalho:
Nesta atividade não houveram muitas precauções no que toca à nossa própria proteção pois não foram manipulados nenhum tipo de reagentes tóxicos ou prejudiciais à saúde, no entanto, para que a atividade se desenrolasse da forma pretendida tivemos de tomar algumas precauções para garantir que esta não era condicionada. Procedeu-se à limpeza e lixagem dos pregos para eliminar impurezas e assim garantir o contacto do ferro com a solução, o mesmo fizemos para a fita de magnésio; e