Operação estratégica logística
Este artigo analisa resultado de trabalho conjunto de dois sistemas de controle da produção, o MRP (Materials Requirements Planning), que evoluiu para MRP II (Manufacturing
Resources Planning), e foi melhorado com adição do JIT (Just in Time), visando reduzir os altos níveis de desperdícios e criar vantagem competitiva.
A pesquisa de campo foi realizada em empresa de grande porte do cluster que compõe a indústria calçadista de Franca, por entrevista pessoal com o diretor executivo e com o gerente do setor de Tecnologia da Informação. A análise do resultado da aplicação conjunta
MRP - JIT, foi realizada com fundamentos teóricos de Slack (1987), e Volmann (1997). Os conceitos de Porter (1986), e Zaccarelli (2000), possibilitaram fundamentar e explicar a necessidade estratégica relativa principalmente à redução dos custos da produção como uma vantagem competitiva, que no caso das empresas componentes deste cluster se torna mais fácil de ser criada, principalmente pela proximidade e interação.
As informações obtidas revelaram uma combinação de controle da produção, que une os pontos positivos de dois sistemas aparentemente antagônicos e de difícil interação, mas que apresentaram convivência possível com resultados interessantes para a aplicação conjunta neste tipo de indústria conforme também recomenda Navarro (1998), contribuindo para a redução dos custos, gerando forte vantagem competitiva.
Palavras chave: MRP, Custos, JIT, Vantagem Competitiva.
1. Introdução
O panorama mundial da produção de bens de capital, consumo, serviços e sistemas de informações nas últimas duas décadas, experimentou mudanças fortemente radicais e surpreendentes. Tem sido muito difícil para os estrategistas prever as futuras dificuldades, antecipar alguns acontecimentos e propor, com relativa confiabilidade, estratégias, caminhos a serem selecionados e seguidos.
Empresas tradicionais, sólidas, seriamente constituídas e administradas, operando durante
décadas