Lazer como fator de proteção da saude metal
LAZER COMO FATOR DE PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL
De acordo com alguns estudos recentes existe uma associação positiva entre atividades de lazer e a saúde mental. Outros estudos indicam uma associação negativa entre esses fatores. Para entender melhor as associações positivas, serão descritas a seguir cinco diferentes associações identificadas na literatura cientifica contemporânea.
- Lazer e desordens mentais: refere-se à diminuição das possibilidades de acesso ao lazer devido à presença de transtornos psiquiátricos. Essas limitações são consideradas prejudiciais a vida social. Programas de reabilitação que utilizam participação em atividades de lazer, tem registrado uma melhora da adaptação social e redução da agressividade.
- Aborrecimento com o lazer: pessoas que se aborrecem com as suas atividades de lazer estão mais propensas ao uso de drogas. O aborrecimento com o lazer pode resultar na sensação de ter pouco o que fazer durante o tempo livre. Sendo assim as experiências de lazer disponíveis não são suficientes para satisfazer as necessidades de uma “estimulação ótima”. A percepção do lazer como desagradável pode ser vista como mais uma dimensão de uma vida insatisfeita e/ou desestruturada.
- Lazer como promotor de bem-estar e saúde mental: refere-se aos benefícios do lazer para a promoção do bem-estar, a satisfação com a vida e uma qualidade de vida superior. Através de estudos, Wearing notou que um tempo maior de envolvimento com atividades pessoais e de lazer estava positivamente associado a uma maior satisfação com a vida. Isso indica uma associação positiva, estatisticamente significante, entre participação em atividades de lazer e uma melhor qualidade de vida e saúde metal.
- Lazer como amortecedor do estresse: refere-se as atividades de lazer como fatores de proteção contra sintomas psicológicos, mais especificamente o papel do lazer no amortecimento do estresse. Estudos realizados mostram que o lazer caracterizado