Sindicato dos metalurgicos da grande curitiba
Ao longo desses 87 anos, o SMC passou por grandes transformações. Com muita luta e união dos trabalhadores, foi construindo uma estrutura invejável para melhor atender a categoria. Hoje, além da sede central na Lamenha Lins, o Sindicato tem subsedes na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária e Pinhais. Tem também uma ampla estrutura de lazer, composta pelo Metal Clube de Campo (sede campestre) e Metal Clube de Praia (colônia de férias em Matinhos).
O Sindicato participou ativamente de momentos históricos do país. Lutou contra o Neoliberalismo, contra a Emenda 3 que ameaçava retirar direitos dos trabalhadores, participou dos protestos do “Fora Collor” em 1992, lutou pela aprovação do salário mínimo regional no Paraná, entra outras mobilizações. Liderou também grandes greves por melhores salários e condições de trabalho em diversas indústrias do setor. Tudo isso ajudou a consolidar o nome da entidade no cenário nacional. É por tudo isso que o Sindicato é referência em lutas e conquistas no Brasil.
A entidade representa a categoria Profissional. A forma de representação da entidade é a eleição direta junto aos associados (art.6º, b, do Estatuto social de 2007). A forma de custeio ocorre com o imposto ou contribuição sindical.
O objetivo do SMC é defender e lutar pelos direitos e