Revolução Neolítica
a) A partir da leitura de Gordon Childe, o que o autor considera sendo a Revolução Neolítica? Caracterize bem o processo descrito por ele.
Para Gordon, foi uma revolução econômica e científica que transformou seus participantes de parasitas em sócios ativos da natureza. Marcou o fim dos povos nômades e o início da sedentarização do homo sapiens, já que neste período, as sociedades humanas desenvolveram técnicas de cultivo agrícola, criação e domesticação de animais, passaram a ter condições de armazenar alimentos. No período paleolítico os nômades não possuíam moradias fixas, devidos aos avanços na “busca” por comida isso levou a grupos humanos a se fixarem por mais tempo em uma região.
Essa revolução agrícola desenvolveu uma agricultura irrigada, próxima a rios. Fazendo com que os habitantes daquele período deixassem e ser coletores e passassem a serem produtores.
Enquanto os homens caçavam, as mulheres colhiam, entre outros comestíveis, as sementes de ervas silvestres, percursoras do nosso trigo e cevada. O passo decisivo foi plantar as sementes deliberadamente, num terreno próprio, e cultivar a terra semeada, limpando-a de ervas daninhas e executando outras operações. Aumentando suas produções conforme o crescimento da população local. Este foi o primeiro passo.
Sociedades neolíticas da Ásia Menor também domesticavam certos animais comestíveis como cabras, ovelhas, vacas e porcos selvagens. A criação de animais veio diretamente da caça, sem haver participação do cultivo. A observação constante dos animais e seus cuidados talvez lhes tenham revelado que esses rebanhos e manadas não só podem ser domesticados e constituir reservas de alimento e peles, mas também dispensas vivas e guarda-roupas ambulantes.
A nova atitude combativa frente ao ambiente, não cessou de produzir novos víveres. Aos esquentar a argila divisível e plástica, a mulher do agricultor pode provocar