Resumo Revolução Neolitica
Guilherme Felix dos Santos Silva
O período Neolítico foi considerado um período revolucionário, pois nele ocorreram mudanças fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, como a agricultura, domesticação de animais e a vida em conjunto em vilas. Indo ao contrario desse desenvolvimento, problemas decorrentes dessas mudanças, por exemplo, doenças, também aconteceram, mostrando um caráter duplo desta época.
No período conhecido como Mesolítico, a mudança de um clima mais frio para um clima mais quente levou a problemas para obtenção de alimentos que os grupos humanos do norte estavam acostumados a consumir. Para suprimir esse déficit de alimento animal, os grupos humanos passaram a se utilizar de vegetais, peixes e outros alimentos na dieta. Além disso, nessa época, os povos humanos começaram a se utilizar de novas tecnologias para a preparação de ferramentas, como o micrólito, por exemplo. A maior disponibilidade de alimentos vegetais levou a uma menor necessidade de deslocamento dos povos, sendo as moradias desse período uma evidencia de uma vida mais sedentária. Além disso, mostrando um novo modo de vida mais sedentário e organizado em vilas, foi reconhecido em povos que se utilizavam de estoque de vegetais.
O período Neolítico tem por características a produção de ferramentas de pedra polida, a utilização da produção direta de alimentos como subsistência no lugar de caça e coleta (consequência direta do período Mesolítico) e a vida dos povos em vilas, sendo que essa vida em vilas não necessariamente está relacionada à mudança na obtenção de alimentos. A mudança lenta e gradual para a produção de alimentos se deve a domesticação de plantas e/ou animais. Essa domesticação se refere à modificação de plantas/animais ao decorrer do tempo para que tais organismos dependam da população humana, ao passo que a população humana dependa dessas plantas/animais por diversos motivos. As plantas foram modificadas