S ntese Braudel e As duas revolu es

599 palavras 3 páginas
Unicamp
Tarik Lima 177353 30/03/2015

Resumo: O tempo do mundo – Braudel ; As duas revoluções

A natureza inventiva do humano sempre fez com que ele se inclinasse a usar o tempo disponível na criação e no aperfeiçoamento de suas técnicas. A necessidade de satisfazer-se levou o homem a diversas mudanças em seus hábitos e costumes. A primeira grande mudança no padrão de comportamento humano é a revolução neolítica, a passagem, lenta mas gradual, do humano nômade para o sedentário. Subsequentemente são observadas várias outras mudanças, no entanto, da magnitude produtora da revolução neolítica temos a revolução industrial do século XVIII, que trouxe para a sociedade um conjunto geral de mudanças.
A revolução neolítica, assim como a industrial, acarretou mudanças em todos os aspectos da sociedade humana. Os homens deixaram, lentamente, de serem caçadores e coletores, passando a se especializar na produção de suas próprias necessidades, característica que devido à observação, ou ao contato entre civilizações, fez com que toda a humanidade aos poucos assumisse essa postura.
A revolução industrial na Inglaterra, como Braudel deixa bem claro no texto, foi uma soma de revoluções em várias áreas da sociedade. A revolução da agricultura no século XVII, que possui suas bases na diminuição da pressão demográfica e no aumento da adubação com o progresso da pecuária, sustenta a explosão demográfica de meados do século XVIII que, por sua vez, permite o excedente de mão de obra necessária para o aumento da produção industrial característico da revolução.
Essas características – revolução da agricultura e explosão demográfica – só poderiam acontecer na Inglaterra, devido ao acúmulo de terras e às mudanças sociais conquistadas nas revoluções anteriores – puritana e gloriosa – que alteraram as relações entre senhores e rendeiros.
A revolução nas técnicas de produção, por sua vez, não tem

Relacionados

  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas