Corpo Submerso 2012
Evandro1 Tarcio Tom2 Mario3Willian Albach Hoffmann4
1Alunos de graduação
Mecânica dos fluidos / Engenharia Mecânica
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Resumo – Este artigo apresenta um estudo sobre forças atuantes em um corpo imerso na água, variando a coluna da água, e também a geometria do corpo a ser analisado, utilizando um equipamento ode se pode realizar deslocamento de massa e obter os resultados práticos.
(Palavras-chaves: Corpo submerso, Força em um corpo) b Introdução
O objetivo deste artigo é mostrar como atua uma força em dois corpos de diferentes geometrias submersos na água, variando a coluna da água e deslocando a massa para obter novamente o equilíbrio do sistema. Com a posição dessa massa podemos calcular a força atuante na parte frontal da pesa obtendo uma tabela com deslocamento em y, a qual representa a coluna da água, e em x, o deslocamento da massa, e assim obter os resultados experimentais e compará-los com os teóricos que serão calculados.
Método
No laboratório realizamos os experimentos nos quais foram divididos em duas partes. Antes de começarmos os experimentos foram apresentado o equipamento que seria usado no laboratório os quais foram: equipamento para superfícies submersas, água, régua 30 cm, e dois corpos de geometrias distintas.
Na sequência dividimos o experimento em duas etapas: na primeira etapa foi utilizado um corpo com geometria de fase plana, foi enchido o reservatório de água e colocado o sistema em equilíbrio variando-se a posição da massa (x) e também foi registrado o valor referente a coluna de água (y), após ter sido realizado esse passo foi despejado um pouco de fluido fora, acarretando na diminuição da coluna da água, ou seja variando y, e também acarretando no desequilíbrio do sistema a onde teve-se que deslocar a massa para se ter o equilíbrio do sistema novamente. Esses procedimentos foram realizados cinco vezes e foram registrados os valores obtidos em x e y.
Na