Principio de arquimedes
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
RVAN CARLOS OLIVEIRA MASCARENHAS (201120237)
ILHÉUS-BAHIA
2012
LUCIANO SILVA SODRE (201120234)
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET7833 – FÍSICA EXPERIMENTAL II. Turma P06. Dia de execução do experimento: 24/09/2012.
Professor:Marcelo Pisani
ILHÉUS-BAHIA
2012
SUMÁRIO
1.RESUMO 4 2.INTRODUÇÃO 4 3.OBJETIVO 4 4.MATERIAIS E MÉTODOS 4 4.1MATERIAIS 5 4.2MÉTODOS 5 5.RESULTADOS E DISCUSSÃO 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. RESUMO
O experimento consiste em medir a força de empuxo de dois líquidos distintos sobre um mesmo corpo, força essa que será usada para calcular a densidade desses líquidos. Afim de comparar os resultados obtidos com os valores reais de densidade dos respectivos líquidos, encontrados através da razão massa, volume. 2. INTRODUÇÃO
Um corpo ao ser mergulhado parcial ou totalmente em um fluído em equilíbrio, sofre pressão em todos os pontos de sua superfície que esteja em contato com o fluído. Essa pressão é maior nas partes imersas mais profundas, essas forças de pressão resultam numa força vertical para cima denominada empuxo (E), força essa que faz o peso do corpo parecer menor quando imerso em um líquido do que no ar, a explicação desse fenômeno se dá pelo princípio de Arquimedes que diz:
“Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de módulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. Considere um objeto pendurado em um dinamômetro como mostra a figura abaixo. Seja P a leitura no dinamômetro quando o objeto está no ar (peso real), P’ a leitura no dinamômetro quando ele está total ou parcialmente mergulhado em um líquido (peso aparente), ϼ a densidade do liquido e g a gravidade. Em uma situação de equilíbrio, pode-se escrever.