Inteligência Emocional
CURSO ADMINSTRAÇÃO
QUINTO SEMESTRE F
ALESSANDRA DE ABREU HEMOTO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SÃO ROQUE
2014
RESUMO
No presente trabalho abordaremos sobre inteligência emocional,desde os tempos mais antigos na concepção de Charles Darwin e mais atual do autor do livro “Inteligência Emocional” Daniel Goleman e entre outros.Que nos traz a definição e nos faz entender que essa inteligência é de suma importância no convívio social.
Palavras-chaves: Emoção, Controle, Capacidade, Trabalho.
1. INTRODUÇÃO
Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional” retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
2. DEFINIÇÃO
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)
É a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades. Esta competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais,