Resumo a Igreja Autentica
A igreja autêntica
STOTT. John. A igreja autentica. Viçosa. Ultimato. 2013
John Stott é inglês, nasceu em 27 de abril de 1921, foi agnóstico até 1939, quando ouviu uma mensagem do reverendo Eric Nash e se converteu ao cristianismo evangélico. Estudou Línguas Modernas na Faculdade Trinity, de Cambridge. Foi ordenado pela Igreja Anglicana em 1945, e iniciou suas atividades como sacerdote na Igreja All Souls, em Langham Place. Lá continuou até se tornar pastor emérito, em 1975. Foi capelão da coroa britânica de 1959 a 1991. Em 1982, fundou o London Institute for Contemporary Christianity. Escreveu cerca de 40 livros, entre os quais Ouça o Espírito, ouça o mundo (ABU), A cruz de Cristo (Vida) e Por que sou cristão (Ultimato).
O autor John Stott em sua obra A igreja autentica aborda de maneira envolvente o papel da igreja em um mundo moderno e em constante mudança cultural seguindo os princípios bíblicos que são imutáveis. O autor considera três marcas essências para que a igreja seja considerada uma igreja viva, o comprometimento dos cristãos com a igreja, o comprometimento com a missão da igreja e o comprometimento com a reforma e a renovação da igreja. Stott ensina princípios básicos para a igreja descobrir a visão de Deus usando o exemplo da igreja primitiva que foi cheia do Espirito Santo, a igreja primitiva aprendia com os apóstolos, os cristãos cuidavam uns dos outros, a igreja adorava a Deus com intensidade, alegria e reverencia e a igreja evangelizava.
O autor esclarece o papel da adoração e do evangelismo, afirmando que a adoração é a responsabilidade principal da igreja, pois a adoração é a responsabilidade diretamente com Deus, enquanto o evangelismo é uma responsabilidade com o próximo, o autor fala a respeito de quatro aspectos da adoração, primeiramente a adoração é a resposta do cristão a revelação bíblica de Deus, segundo Deus se agrada da adoração do seu povo reunido, a adoração deve ser espiritual e não