INTELIGENCIA EMOCIONAL
C O M P O RTA M E N T O O R G A N I Z AC I O N A L
A L E X G O M E S D E O L I V E I RA
M I C H E L I C I N AT C R UZ
O QUE É A INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL?
“Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”
“Capacidade de motivar a si mesmo, de perseverar no empenho apesar das frustrações, de controlar os impulsos, de adiar as gratificações, de regular os próprios estados de ânimo, de evitar a interferência da angústia nas faculdades racionais, de sentir empatia, de confiar nos demais.” GOLEMAN
RAZÃO X EMOÇÃO
Muitas vezes nossos impulsos emocionais dominam nossa razão. Como uma espécie de alarme, reagimos e só depois raciocinamos, e em muitas ocasiões, essa reação acaba sendo inadequada.
De que forma você lida com a autoridade de seu superior?
Como recebe ordens e as processa? Como lida com um feedback negativo? Quem é você, emocionalmente no trabalho, e que tipo de relacionamento interpessoal você mantém com seus colegas?
A inteligência emocional é composta essencialmente por cinco atributos:
✓ Autoconsciência
✓ Autodisciplina
✓ Motivação
✓ Empatia
✓ Habilidade Social
A inteligência emocional afeta:
✓ Seu desempenho no trabalho
✓ Sua saúde física
✓ Sua saúde mental:
✓ Seus relacionamentos
Como desenvolver sua inteligência emocional Para melhorar a inteligência emocional e a habilidade de tomada de decisão, é preciso entender e gerenciar nossas emoções. Isto é possível através do desenvolvimento de competências-chave para controlar e gerir o estresse e se tornar um comunicador eficaz.
Como desenvolver sua inteligência emocional ✓ Capacidade de reduzir rapidamente o estresse momentâneo em situações variadas;
✓ Capacidade de reconhecer suas emoções e não permitir que o sobrecarregue;
✓ Capacidade de se conectar emocionalmente com os outros, utilizando a comunicação não-verbal;
✓ Habilidade de usar o humor e praticar ficar